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quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Relações humanas no trabalho

Um ótimo texto do SEMPRE ótimo e sábio Max Gehringer

O sucesso consiste em não fazer inimigos

Nas relações humanas no trabalho, existem apenas 3regras.

Regra número 1: colegas passam, mas inimigos são para sempre. A chance de uma pessoa se lembrar de umfavor que você fez a ela vai diminuindo à taxa de 20% ao ano. Cinco anos depois, o favor será esquecido. Não adianta mais cobrar. Mas a chance de alguém se lembrar de uma desfeita se mantém estável, não importa quanto tempo passe. Exemplo: se você estendeu a mão para cumprimentar alguém em 1997 e a pessoa ignorou sua mão estendida, você ainda se lembra disso em 2007.

Regra número 2:A importância de um favor diminui com o tempo, enquanto a importância de uma desfeitaaumenta. Favor é como um investimento de curto prazo. Desfeita é como um empréstimo de longo prazo.Um dia, ele será cobrado, e com juros.

Regra número 3:Um colega não é um amigo. Colega é aquela pessoa que, durante algum tempo, parece umamigo. Muitas vezes, até parece o melhor amigo. Mas isso só dura até um dos dois mudar de emprego.Amigo é aquela pessoa que liga para perguntar se você está precisando de alguma coisa. Ex-colega queparecia amigo é aquela pessoa que você liga para pedir alguma coisa, e ela manda dizer que no momentonão pode atender.Durante sua carreira, uma pessoa normal terá a impressão de que fez um milhão de amigos e apenasmeia dúzia de inimigos.

Estatisticamente, isso parece ótimo, mas não é. A 'Lei da Perversidade Profissional' diz que, no futuro, quando você precisar de ajuda, é provável que quem mais poderá ajudá-lo é exatamente um daqueles poucos inimigos.Portanto, profissionalmente falando, e pensando a longo prazo, o sucesso consiste, principalmente, emevitar fazer inimigos. Porque, por uma infeliz coincidência biológica, os poucos inimigos são exatamente aqueles que tem boa memória.
Max Gehringer, colunista da revista Época.

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