Pages

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Como não falar em amor...

Sábado passado, dia 14 de fevereiro, foi Dia de São Valentim (Valentine’s Day).
A data simboliza a celebração da união amorosa entre casais, ou seja, é o Dia dos Namorados para uma série de países do Hemisfério Norte.
A data passa desapercebida aqui no Brasil pois comemoramos o Dia dos Namorados em 12 de Junho – véspera do Dia de Santo Antônio (o santo casamenteiro).

Estava decidida a não escrever nenhum post sobre o tema, mas decidi postar a historinha de São Valentim (fonte: Wikipédia) que foi quem deu origem a essa comemoração...

São Valentim
Durante o governo do imperador Cláudio II, este proibiu a realização de casamentos em seu reino, com o objetivo de formar um grande e poderoso exército. Cláudio acreditava que os jovens se não tivessem família, se alistariam com maior facilidade. No entanto, um bispo romano continuou a celebrar casamentos, mesmo com a proibição do imperador. Seu nome era Valentim e as cerimônias eram realizadas em segredo. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens jogavam flores e bilhetes dizendo que os jovens ainda acreditavam no amor. Entre as pessoas que jogaram mensagens ao bispo estava uma jovem cega: Assíria filha do carcereiro a qual conseguiu a permissão do pai para visitar Valentim. Os dois acabaram-se apaixonando e ela milagrosamente recuperou a visão. O bispo chegou a escrever uma carta de amor para a jovem com a seguinte assinatura: "De seu Valentim"(From your Valentine), expressão ainda hoje utilizada. Valentim foi decapitado em 14 de Fevereiro de 270 d.C.

Aqui no Brasil, até onde eu sei, a comemoração teve início no comércio. Era preciso criar uma data similar ao Dia de São Valentim para estimular a troca de presentes entre os enamorados – Motivo NADA romântico, diga-se de passagem...

Um comentário:

railer disse...

são valentim é mais genérico, presenteando quem você gosta, amigos por exemplo!