Pages

terça-feira, 21 de julho de 2009

Docinhos em versões incrementadas

Para a comemoração do meu aniversário, inventei de fazer uns docinhos em copinhos... é... dei o braço a torcer e resolvi aderir à moda do momento.

Sou um tanto quanto tradicional nesse sentido e confesso que continuo fã incondicional dos docinhos enroladinhos... o imbatível, bom e velho brigadeiro de bolinha passado no granulado continua sendo o campeão na minha opinião, mas como estou sempre aberta a novidades, resolvi fuçar umas idéias do que ficaria bom nos tais copinhos.
Me lembrei que já tinha me deparado com um copinho de nutela com creme de limão (que me prometi nunca fazer pra não correr o risco de gostar - rsrsrsrs) numa das visitas nos blogs de receitas que costumo frequentar.
Achei o ditocujo no Rainhas do Lar e mais alguns outros que me deram idéia do que podia combinar.
O de nutela com creme de limão não saiu, pois não tive tempo de comprar o limão (pode?), mas comecei com o mais fácil do meu repertório: o famoso Mousse de Maracujá. Enquanto meus ajudantes (kkkkkkkkkk) enchiam os copinhos, fui preparando as outras bombas calóricas.
Veio logo um Romeu e Julieta versão copinho. Em seguida o tradicional Brigadeiro e por último, mas não menos importante, Beijinho com Doce de Leite.
Tudo em versão 'mignon' (na minha opinião é aquela porçãozinha na medida certa - assim você pode provar de todos sem culpa, né?). Eu mesma só provei o Romeu e Juliena :'-( mas todos disseram que estava tudo uma delícia!
Fico devendo as fotos e postarei assim que encarar a cozinha novamente para fazer mais dessas delícias.

Mas falando de docinhos incrementados, me lembrei também de umas novidades que andam surgindo - principalmente nos EUA.

Pesquisando material para o meu trabalho da pós (que continuo devendo, diga-se de passagem), cheguei numa loja novaiorquina chamada Rice to Riches, que vende nada mais, nada menos que... arroz doce ('rice pudding' para os locais). Mas não é desses de festa junina, que vai com uma pitadinha de canela, ao qual estamos acostumados por aqui. A Rice to Riches tem diversos sabores... dos mais "tradicionais" como coco, chocolate, morango, canela (quem diria? kkkkk), passando pelo mascarpone, banana, limão, manga e o sabor que já faz parte de muitos sorvetes brazucas... o Cookies & Cream - entre muitos outros.Além da enorme diversidade de sabores, tem também os toppings (coberturas) - granola, coco queimado ralado, geléias, caldas, frutinhas - que podem ser adicionados. Uma loucura!

Outra descoberta foi uma rede californiana de... churros!!! A xooro (que, segundo o site se pronuncia “sure-oh”) levou o doce das barraquinhas para as altas rodas de West Hollywood.
Os sabores são muitos, e assim como o arroz, passa dos tradicionais aos mais requintados e inisitados. Fiquei curiosa para experimentar o Tiramisu e o Triple Chocolate. hummmmmm

De todas essas novidades, fico com a versão mais light de todas (por pura necessidade! rs), que vem ganhando espaço em terras brasileiras... o frozen yogurt. Hoje fica difícil ir ao Barra Shopping e não sair com um copinho de Yogoberry na mão.

Todas essas novidades me agradam, mas um churros desses de porta de colégio, torradinho, bem quentinho, transbordando doce de leite continua agradando muitíssimo o meu paladar!

Aí vão as receitas dos copinhos - caso alguém se interesse...

Mousse de Maracujá (pra quem ainda não sabe - raros casos)
Ingredientes:
1 lata de creme de leite
1 lata de leite condensado
1 lata (a mesma medida) de suco de maracujá (desses concentrados ou da fruta)
Modo de fazer:
Bater tudo no liquidificador e ... tá pronto!
Se fizer com a fruta, pode separar algumas sementinhas para decorar o copinho.

Romeu e Julieta (minha receita inspirada nessa do Rainhas)
Ingredientes:
1 lata (daquelas redondas) de goiabada
2 potinhhos de cream cheese
1 lata de creme de leite
1/2 pote de requeijão cremoso
Modo de fazer:
Derreter a goiabada (com um pouquinho de água) e separar.
Colocar em uma panela o cream cheese, o creme de leite e o requeijão e esperar ficar com uma consistência cremosinha (nem muito rala, nem muito espessa). Tirar do fogo (antes de ferver para o creme de leite não talhar).
Colocar a goiabada no fundo do copinho e o queijinho por cima.
Seguindo a idéia do Rainhas, para arrematar coloquei um tiquinho de geléia de pimenta em cima do queijo. O picante deu um contraste incrível com o salgado e o doce!

Beijinho com Doce de Leite
Ingredientes:
1 lata de leite condensado
1/2 pacote de coco ralado
1 colher de manteiga ou margarina
1 lata/ ou 1 copo de doce de leite cremoso
Modo de fazer:
O beijinho - misturar a lata de leite condensado, a manteiga e o coco numa panela. Levar ao fogo e esperar ferver (desgrudando do fundo). Reservar.
Aquecer o doce de leite para que ele fique bem cremoso (se necessário colocar um pouquinho de leite). Eu usei o doce de leite da Havana e ficou com uma cara "INACREDITÍVEL" (rsrsrs)!!!
Colocar o doce de leite no fundo do copinho e o beijinho por cima.
Decorar com um pouquinho de coco ralado.

O Brigadeiro... bom, esse dispensa apresentações... basta fazer com o ponto do brigadeiro de colher que fica fantástico!

Um comentário:

railer disse...

eu comi na rice to riches em nyc na última viagem! realmente é muito bom. mas o melhor doce por lá, disparado, é o cupcake, da magnolia bakery (apareceu até no sex and the city)