Pages

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Filmes do fim de semana

Ensaio sobre a Cegueira
Vinha aguardando (anciosamente) por esse momento desde maio - quando o filme estreou em Cannes.
Sexta eu e Dani fomos conferir a estréia do filme de Fernando Meirelles.
Eu ADOREI.
Estava com um pouco de receio de assistir o filme - isso porque minha expectativa era gigantesca, mas confesso que pra mim foi uma das poucas vezes que uma grande expectativa com relação a um filme foi atingida, quiçá superada.
O filme realmente faz juz à obra de Saramago. Claro que não chega a retratar todas as situações do livro e talvez não passe exatamente a mesma sensação estranha, de desconforto que senti no momento em que li, mas entendo também que essa seria uma missão praticamente impossível, já que tem coisas que só a leitura nos proporciona.
Havia lido que Meirelles por muitos anos vinha tentando filmar o romance, mas Saramago se recusava a vender os direitos do livro por achar que "o cinema destrói a imaginação". Acho que no fundo concordo com ele.
Apenas uma coisa me incomodou um pouco... a escolha do elenco poderia ter sido melhor. Pra mim, o único que passou a sensação de estar realmente cego foi Danny Glover.
Mark Ruffalo é um excelente ator de comédias românticas (uma graça por sinal), mas para romances desse naipe falta muita carga dramática na bagagem.
Gael García Bernal, lindo como sempre, não mostrou ao que veio...
De qualquer maneira vale muito a pena conferir... para os que leram e também para os que não leram o livro.

Linha de Passe
Final de semana de cinema brasileiro na veia, domingo foi a vez de Linha de Passe de Walter Salles e Daniela Thomas.
Não vou discorrer aqui sobre o tema, pois faço minhas as palavras do Mário (Rascunho Passado a Limpo), que criticou muito bem o filme (crítica).
Vale apenas reforçar... não dá pra assistir esperando um grande final.
Trata-se apenas de história corriqueira de muitas famílias de classe baixa desse Brasil afora.
Também vale a pena conferir.

4 comentários:

Jakito disse...

Com certeza esses filmes sao muito bons, ja entrou na lista pra ir no cinema. Vale conferir tb Mamma Mia ! Filminho bom pra se divertir, dar boas risadas e relembrar varios momentos da vida (sejam pelas mais de 20 musicas no filme do Abba, quem nunca dancou muito em casamento ao som de Abba; sejam pelas situacoes breguetes que aparecem no filme e invariavelmente acabamos nos identificando com alguma delas...rsss)
Beijos as 2, Jacques !

railer disse...

ainda não vi os filmes. por isso preferi não ler.

(colocou verificação de palavras? humm... chato isso)

Mário Cesar Filho disse...

Valeu Camila, pela citação! Beijão

Mário Cesar Filho disse...

E esqueci de dizer que estou doido pra ver o Ensaio sobre a cegueira!! Vi Mama mia e concorco com Jakito, é genial, pra quem nao tem preconceito com musical! Vale pena ver!